A usina de Itaipu foi um dos projetos de engenharia mais ambiciosos do mundo. Uma hidrelétrica imensa gerando mais quilowatts do que qualquer outra no planeta.
Para construí-la, o curso do poderoso riu sul-americano teve que ser bloqueado. Milhares de hectares da preciosa natureza local, e dezenas de milhares de lares desapareceram em uma imensa inundação.
Quarenta mil trabalhadores lutaram contra forças da natureza, temperaturas altíssimas, e a constante ameaça das enchentes.
Construir a usina de Itaipu levou sete duros anos, e essa gigantesca busca por energia exigiu um preço devastador.
A usina sustenta um volume de água equivalente a 400 vezes o tamanho do central parque de Nova York, água que avança pela usina em uma gigantesca cascata feita pelo homem para produzir eletricidade.
Porém, a usina hidrelétrica mais preciosa do mundo exigiu sacrifícios. Bloquear o rio Paraná criou um enorme reservatório necessário para alimentar as turbinas da hidrelétrica, e também inundou o vale do riu com 100 metros de água.
Uma vasta área de terras produtivas e florestas foram inundadas para alimentar a usina.
Dezenas de milhares de pessoas perderam seus lares. E o habitat de milhares de espécies de animais desapareceram quando a usina de Itaipu alcançou um ponto de onde não houve mais retorno.
Para construir a usina, eles primeiro precisaram desviar o curso do riu Paraná que existe a milhares de anos, e redirecioná-lo. Um canal gigante de desvio foi escavado nas pedras do leito do riu. Seu objetivo foi o de desviar temporariamente o riu do local da construção da usina (com 2 quilômetros de comprimento e 8 metros de profundidade é o maior canal de desvio já feito), mas se ele falhar e não desviar o rio corretamente, todo o projeto estará condenado (O que exigiu extrema cautela e dificuldade para a produção do projeto do canal por parte dos engenheiros).
Quando o rio foi devidamente redirecionado, para poder manter a construção, houve uma grande necessidade de se aumentar o numero de trabalhadores. Sendo Foz do Iguaçu uma cidade pequena, os trabalhadores foram trazidos de diversas regiões do Brasil, novas casas foram construídas para abrigar o imenso número de trabalhadores, assim como igrejas, escolas, hospitais e tudo o que uma cidade precisa. Houve então um aumento intenso nas linhas de produção de alimento para alimentar o sempre crescente número de trabalhadores. A cidade de foz do Iguaçu cresceu a uma taxa inacreditável.
No que se trata de construções de usinas, elas deveram resistir à gigantesca pressão da água. Onde a geografia permite, as usinas podem ser simples paredes ancoradas nas roxas ao redor, mas Itaipu não tem essa ajuda do terreno, ela tem que se sustentar sozinha, por tanto, Itaipu deve seguir o desenho que recorra somente ao seu próprio peso. Os engenheiros chamam isso de usina de gravidade. A ideia é fazer as estruturas tão pesadas de modo que as águas não possam movê-las. Para funcionar, a usina terá que pesar 61 milhões de toneladas. Mas a qualidade da usina depende da usa fundação. O leito do rio terá que ser incrivelmente forte. Qualquer fraqueza poderá fazer a usina ruir, o que seria uma tragédia incalculável. Então pesquisas foram realizadas pelos engenheiros, e os resultados foram satisfatórios. A função da usina é firme, e eles tiveram um trunfo na manga para economizar dinheiro.
Uma usina feita de concreto sólido pesaria mais do que o necessário, e adicionaria custos altíssimos desnecessários. O plano é fazer as paredes da usina principal oca. Construir a usina oca quer dizer que a sua base pode ser maior com a mesma quantidade de concreto. Assim, todas as paredes irão se inclinar mais gentilmente, empurrando a água com pressão para a base abaixo, onde a usina é mais forte. O que significa que o equipamento gerador de energia poderá ficar dentro da própria usina. Uma solução inteligente.
Assim a Hidrelétrica de Itaipu foi construída, com dificuldades e soluções encontradas pelos próprios engenheiros. Sua construção gerou um aumento enorme na produção de energia, um aumento que foi necessário para a população crescendo cada vez mais.
Hoje, a construção de novas hidrelétricas se faz muito necessária, pois a energia pode não ser o suficiente para os próximos anos.
muito incrível !
ResponderExcluir